A Região

Cidade e Castelo de Leiria

Capital de Distrito e Concelho, Leiria, situada no Centro de Portugal é uma bonita cidade de forte cariz histórico banhada e influênciada pelos Rio Lis e Lena. O Castelo é o símbolo máximo de Leiria e daqui se desenrolou a sua história e desenvolvimento, tendo sido um importante marco da nacionalidade Portuguesa. Edificado em posição dominante a norte sobre a primitiva povoação e o rio Lis, este belo e imponente castelo medieval, onde se contrastam as belezas do património edificado e as da paisagem natural, é um dos “ex-libris” da cidade

Belezas Naturais
Património Religioso
Património Histórico e Cultural
Museus

Costa da Prata

A Costa de Prata está a apenas 20 km e é banhada pelas águas frias do Atlântico. Possui uma extensa linha costeira, onde se destacam inúmeras praias.
São 3 os distritos (Aveiro, Coimbra e Leiria) e vários os concelhos abrangidos por esta região turística.

Nascente do Liz

O rio Liz e o rio Lena são os dois rios que passam em Leiria e que deram origem à palavra Leiria. A beleza natural da nascente do rio Liz, assume papel principal na identidade leiriense.
Este curso de água inspirou poetas e prosadores e é tema de uma lenda de um amor entre o Liz e o seu afluente Lena.

Praias do Litoral

Ao longo do litoral da região Centro encontramos praias oceânicas de incrível beleza natural, que enriquecem os dias de quem procura sol, e convidam à prática de desportos tais como: Surf, mergulho, bodyboard… entre muitos outros.
Um extenso areal dourado e um mar azul prateado a perder de vista.

Grutas de Santo António

As Grutas de Santo António fazem parte de um conjunto de grutas existentes na Serra de Minde, na área do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros.
Calcula-se que as grutas de Santo António existam há 50 mil anos, crescendo as estalactites e estalagmites à razão de um centímetro por cada século.

Grutas da Moeda

Em S. Mamede, apenas a 3 minutos de Fátima e a 15 minutos da Batalha, poderá percorrer o interior desta gruta e aperceber-se da sua beleza, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias.
A gruta tem uma extensão visitável de 350 metros e uma profundidade de 45 metros abaixo da cota de entrada.

Ecoparque Sensorial da Pia do Urso

O Ecoparque Sensorial da Pia do Urso está situado na localidade de São Mamede, Batalha, Portugal.
Este parque é ideal para sentir, experimentar e desfrutar da natureza. Foi concebido especialmente para invisuais e conta com um ambiente natural e várias infra-estruturas.

Santuário do Senhor Jesus dos Milagres

A igreja do Santuário Sr. Jesus dos Milagres foi erguida em memória de um milagre do Senhor Jesus e começou a ser construída em 1732. Esta é uma obra feita com o apoio de esmolas, recolhidas pela Confraria do Senhor Jesus.
É em setembro que, no adro do Santuário dos Milagres, em Leiria, acontece uma das mais antigas e populares romarias da região. Mas a igreja pode ser visitada todo o ano.

Santuário de Fátima

Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado na Cova da Iria, na cidade de Fátima, concelho de Ourém.
Este centro mariano de peregrinação evoca as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, ocorridas em 1917 e reconhecidas em 1930.

Castelo de Leiria

O Castelo de Leiria localiza-se na cidade, de Leiria. No alto da colina, o castelo medieval é um dos pontos de visita obrigatória,, tanto pela história que preserva como pelo miradouro e ex-libris que é.
Este castelo medieval teve a construção com o rei D. Afonso Henriques (século XII) e apresenta um estilo românico/gótico.

Castelo Medieval de Ourém

Castelo datado do século XII, é formado por três torres num perímetro triangular, tendo no centro do seu terreiro uma curiosa e enorme cisterna ogival que pode ser visitada, e desde sempre alimentada por uma fonte de água pura e abundante.
É considerado um dos mais belos castelos portugueses.

Castelo de Porto de Mós

O Castelo de Porto de Mós, também referido como Castelo de D. Fuas Roupinho, localiza-se na freguesia de Porto de Mós em Leiria.
Erguido sobre um outeiro, em posição dominante sobre a povoação, o seu nome está ligado ao de D. Fuas Roupinho, imortalizado nos versos de Luís de Camões e na lenda de Nazaré.

Mosteiro da Batalha

O Mosteiro da Batalha é um monumento memorial da batalha de Aljubarrota e panteão régio, cuja construção teve início em finais do século XIV com o patrocínio de D. João I.
O Mosteiro dominicano da Batalha é o mais significativo edifício do gótico português.

Convento de Alcobaça

Por vontade do primeiro rei de Portugal nasce a abadia de pedra branca. Oito séculos depois, a obra-prima da Arte Gótica Cisterciense é classificada como Património da Humanidade.
No Mosteiro de Alcobaça repousa a bela história de amor de Pedro e Inês.

Convento de Cristo

Foi D. Afonso Henriques a permitir a instalação aos Cavaleiros da Ordem no Templo na região entre os rios Mondego e Tejo.
Constitui, por isso, um marco ímpar da presença dos Templários na Península Ibérica.

Cidade Românica de Conímbriga

Conímbriga, situada apenas a 16 quilómetros de Coimbra, na freguesia de Condeixa-a-Velha, é a estação arqueológica mais bem estruturada a nível nacional e é, também, classificada como um Monumento Nacional.
Povoado desde tempos pré-históricos, o sítio de Conímbriga foi ocupado pelas tropas romanas em 139 a. C., tornando-se então a próspera capital da província da Lusitânia.

Museu de Leiria

A história de Leiria é apresentada em grande detalhe: da construção do castelo à cidade romana de Collipo, o pinhal de Leiria e Leira enquanto cidade-diocese.
O museu detém também um grande acervo de arqueologia, escultura e pintura antiga e contemporânea.

Fundação Batalha de Aljubarrota

O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota é um espaço museológico que tem como objetivo a salvaguarda, estudo do campo de Batalha de Aljubarrota ocorrida em 1385.
A história da batalha de Aljubarrota é narrada em pleno campo de batalha através de um espetáculo multimédia que transporta os visitantes para o século XIV.

Centro de Interpretação Ambiental de Leiria

O Centro de Interpretação Ambiental localizado num local de excelência, junto ao Rio Lis, no centro da cidade de Leiria é resultado da reabilitação de uma construção existente.
Tem um carácter pedagógico / lúdico, divulgando os valores ambientais de uma forma divertida, impondo-se como um espaço que convida a mexer, descobrir, procurar e experimentar, mas também jogar e realizar actividades práticas ou de simulação.